28 junho, 2010

Uma janela antiga transforma-se em espelho

Há uns dias, encontrei no lixo umas janelas/portadas de madeira, usadas antigamente antes das janelas  de alumínio e pvc. Tinham os vidros partidos, a madeira ressequida, e a tinta estalada, consequência da passagem do tempo.
No mesmo local, estava uma cadeira típica de escritório. A napa preta que a revestia estava rasgada e a estrutura em inox tinha alguma ferrugem.
Resolvi trazer tudo para casa, para desespero do meu marido.
A vontade de começar a pôr em prática, as ideias que tinha, tanto para a janela, como para a cadeira, era tanta, que não fotografei estas peças tal como as encontrei. Só podem ver o resultado final.



 Removi a ferrugem da estrutura em inox da cadeira, e forrei com um novo tecido.
Quanto à janela, lixei, pintei de branco, envelheci, encerei, e aproveitei as ferragens. O objectivo era recuperar a janela, mas continuar com um aspecto antigo. Por fim, encaixei os espelhos cortados à medida.



































A cadeira e a janela/espelho estão vendidos.

4 comentários:

  1. Que coisas tão lindas que tem... já arrisquei fazer numa peça pequena e dei-me mal...nunca fui boa a trabalhos manuais. Agora tenho uma mobilia enoooorme com cerca de 20 anos em lacado chinês e até arriscava transforma-lo no aparador patchwork que voçê fez na casa claudia....lindo de morrer... mas vou estraga-lo certamente... help me...please?

    Tuca

    ResponderEliminar
  2. Olá Tuca.
    Obrigada pelo comentário.
    A minha opinião é de que deve insistir "nos trabalhos manuais". Não resultou à primeira, resulta à segunda ou as vezes que forem necesárias. Para transformar a peça é sempre muito importante lixar muito bem, depois é só escolher uma tinta à base de água para pintar, umas ferragens a condizer, escolher um tecido bonito ou um papel decorativo, e colar com cola branca.(Veja o passo a passo que vem descrito na revista)

    Esteja atenta ao blog, porque vou fazer vários workshop até ao fim do ano, onde pode aprender a reciclar os móveis que tem em casa.

    Bj
    Paula Jorge

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula!
    Adorei a janela transformada em espelho. É uma ideia muito original. Está espectacular!
    bjs, Suca.

    ResponderEliminar
  4. Oi paula!! tudo bom?
    Eu preciso de uma ajudinha, há um tempo eu peguei na rua duas janelas velhas e antiugas, pq as achei muito fofas e tive a idéia de fazer um porta-retrato e um espelho com elas, claro fazendo a recuperação. Porém não sei como iniciar isso, como fazer isso de fato, o procedimento e tal, como não sou tão expert estou tendo dificuldades, e estou desesperada pq meu pai está looouco pra jogar elas fora, a qualquer momento qndo eu acordar elas não estarão mais lá. Eu poderia enviar uma foto delas pra que você pudesse ver, elas são beeem antigas e tenho medo de elas não siportarem o peso sei la, eu preciso saber como fixar os vidros e espelhos, uma janela é parecida cm a sua mas a outra não é pintada, ela tem tipo uma capa brilhosa sabe, tipo comoda de bebe, enfim eu preciso muito de uma ajuda! Help meeeee!!!!beijos, raquel
    raquellisboas@gmail.com

    ResponderEliminar